4ª Reunião do GT Trabalho e Emprego do G20 Brasil começa nesta 3ª feira (28) em Genebra, na Suíça
Tema central do encontro será “O Imperativo de uma Transição Justa”, ponto de partida para uma série de temas relacionados. Mais de 50 delegações, de todos os continentes (países membros e convidados), organizações sindicais e sociedade civil participarão do encontro.

Começa nesta terça-feira (28), a 4ª Reunião do Grupo de Trabalho e Emprego do G20 Brasil, que será realizada em Genebra, na Suíça. A reunião terá a participação de representantes governamentais de mais de 50 delegações, de todos os continentes (países membros e convidados), organizações sindicais e sociedade civil
O tema âncora do encontro será “O Imperativo de uma Transição Justa - Vida após a escravidão: construindo sustentabilidade social e ambiental”. As tecnologias como meio de melhorar a qualidade de vida de todo mundo são outra prioridade nas discussões.
No encontro, começarão a ser rascunhadas as propostas que farão parte do documento-base do GT na construção da declaração dos ministros de Estado, prevista para a 5ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho sobre Emprego, entre os dias 22 e 24 de julho, que será seguida da reunião ministerial sobre o tema, em Fortaleza (CE), nos dias 25 e 26 de julho.
As quatro prioridades do GT Trabalho sobre Emprego no G20 Brasil são:
Criação de empregos de qualidade e promover o trabalho decente para garantir a inclusão social e eliminar a pobreza;
Promoção de uma transição justa no processo de transformações digitais e energéticas;
Tecnologias como caminho para a melhoria da qualidade de vida de todos e;
Igualdade de gênero e promoção da diversidade no mundo do trabalho
A igualdade de gênero, incluída na pauta prioritária de debates desde o G20 Austrália, realizado em Brisbane, foi mantida pelo Brasil por mais um ano. O Grupo de Trabalho busca resultados concretos, como o repositório de políticas de proteção social, o apoio à Coalizão Global da Organização Internacional do Trabalho (OIT) pela Justiça Social e à Coalizão Internacional pela Igualdade de Pagamento Salarial, iniciativa da OIT, da ONU Mulheres e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).