Área de Delegados
G20 SOCIAL PARTICIPATIVO

Acontece hoje o Encontro preparatório da Cúpula Social do G20 no Rio de Janeiro

Iniciativa inédita do G20, movimentos sociais de todo o país vão se reunir para debater e sistematizar propostas para a Cúpula Social do G20. No evento serão discutidas em três plenárias as prioridades da presidência brasileira do G20: combate à fome, pobreza e desigualdade; combate às mudanças climáticas e a reforma da governança global.

20/08/2024 07:00 - Modificado há 8 meses
Encontro preparatório da Cúpula Social do G20 recebeu mais de 2 mil inscrições Crédito: Arte G20.
Encontro preparatório da Cúpula Social do G20 recebeu mais de 2 mil inscrições Crédito: Arte G20.

Começa hoje, terça-feira (20), na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, o Encontro preparatório da Cúpula Social do G20 que vai reunir movimentos sociais de todo país. No evento serão discutidas em três plenárias as grandes prioridades do G20: combate à fome, pobreza e desigualdade; desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental e a reforma da governança global. Estão previstas a presença de ministros, como Márcio Costa Macêdo da Secretaria-Geral da Presidência da República e Wellington Dias do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais.

A ferramenta de participação social do governo, Brasil Participativo, será lançada durante o encontro para garantir que mais vozes sejam ouvidas, não só no Brasil. Ela foi especialmente adaptada para abrigar o G20 Social, que ganha agora uma ferramenta interativa, o G20 Social Participativo. Assim amplia suas fronteiras, com ambientes digitais bilíngues para receber propostas de todo o mundo.

É a primeira vez que ocorre uma tribuna popular no G20, envolvendo não só organizações da sociedade civil, que tradicionalmente participam dos debates do fórum, mas também os movimentos sociais de base. O que traz para o G20 a visão dos territórios, das lideranças comunitárias, associações populares, ligas campesinas, juventudes de território e outros movimentos sociais. O encontro recebeu mais de 2 mil inscrições e é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil com apoio da Prefeitura e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.  

Conheça a programação completa aqui.

Veja também

Carregando