Às vésperas da reunião de Sherpas, Science 20 tem sua Cúpula no Rio de Janeiro
Presidida pela Academia Brasileira de Ciências, a Cúpula do grupo de engajamento de ciência e tecnologia do G20 Social ocorre nos dias 01 e 02 de julho na capital fluminense. Com participação do embaixador Mauricio Lyrio, sherpa do G20 Brasil, a comunidade científica internacional fechará documento final de recomendações aos líderes do fórum.

Os primeiros dias de julho serão movimentados para o G20 Social. Com vistas a reunião de Sherpas, que ocorre no Rio de Janeiro, capital, dos dias 03 a 05 de julho, e o espaço inédito a intervenção da sociedade civil, diversos grupos de engajamento (GE) se reúnem de 01 a 05 de julho. Civil 20, Ocean 20, Parliament 20, Science 20, Startup 20 e Think Tanks 20 terão reuniões entre esses dias.
Porém, o Science 20, diferente dos demais, é o único que estará promovendo sua Cúpula, evento final, que dentre as agendas entregas está a conclusão do comunicado oficial de recomendações de ciência e tecnologia aos chefes de Estado e de Governo do G20. De 01 e 02 de julho, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) presidirá, no Rio de Janeiro, a Cúpula da 8ª edição do Science 20 (S20).
O Science 20 neste ano, sob presidência brasileira, tem como lema a “Ciência para a transformação mundial” e tratou de temas como inteligência artificial, bioeconomia, processo de transição energética, desafios da saúde e justiça social. Em sua Cúpula, conduzida pela presidente da ABC e coordenadora do GE, Helena Nader, sherpa do S20, estarão presentes o embaixador Mauricio Lyrio, sherpa do G20 Brasil e representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de autoridades.
Ademais de diversas representações de países-membros e países convidados, também estão confirmadas as presenças de representantes de organizações científicas internacionais como a Parceria InterAcademias (IAP), o Conselho Internacional de Ciência (ISC), a Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), a Associação de Academias e Sociedades de Ciências da Ásia (AASSA) e o Conselho Assessor das Academias Europeias (EASAC).
Aos interessados em acompanhar online, haverá transmissão pelo canal de youtube da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Coletiva de imprensa
Os principais pontos do documento que será consolidado aos líderes do G20 serão apresentados à imprensa em uma coletiva na terça-feira (02), às 18h, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, zona oeste carioca. Os e as jornalistas interessados em acompanhar o evento ou a coletiva devem enviar nome, telefone, veículo e CPF para o e-mail henriquegimenes@corcovadoestrategica.com.br. Mais informações estão disponíveis pelo website do Science 20.