B20 Brasil entrega propostas para o G20 ao presidente Lula
Pela primeira vez na história do Fórum, as recomendações do grupo de engajamento que representa o setor privado são apresentadas antecipadamente ao chefe de Estado do país que preside o grupo. Propostas incluem medidas para acelerar a transição energética, fortalecer o financiamento climático, impulsionar comércio e investimentos e transformação digital.

O B20 (Business 20) entregou ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (28), em Brasília, as recomendações de políticas públicas do setor para o G20. O Grupo de Engajamento do G20 Social que representa os empresários, é coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esta é a primeira vez que o B20 entrega as propostas antecipadamente ao G20.
O objetivo é garantir mais tempo para análise das 24 recomendações, antes da reunião de Cúpula em novembro. O documento foi elaborado ao longo dos últimos meses pelas sete forças-tarefas temáticas e pelo conselho de ação do B20 Brasil, que conta com mais de mil membros, representando 40 países. Dan Ioschpe, chair do B20, acredita que a entrega das recomendações fortalece a participação do fórum empresarial durante a presidência brasileira do G20, ao disseminar as propostas elaboradas e contribuir para promover diálogo e formular políticas públicas.
Para o presidente Lula, o país ocupa uma posição de destaque no processo da transição energética. “Temos tudo o que é preciso, só precisamos escolher o modelo de país que a gente quer ser”, ressaltou. O presidente, pontuando parte das recomendações do documento, se referiu aos desafios da inteligência artificial, particularmente em relação aos impactos para o emprego: “depende exclusivamente de nós tomar as decisões corretas”. Participaram da reunião o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad.
A publicação, conhecida como communiqué, foi entregue ao presidente Lula por Ioschpe e pelo presidente do Conselho Consultivo do fórum e presidente da CNI, Ricardo Alban, que reforçou a importância do protagonismo da indústria brasileira nas discussões do G20 em 2024. "Estamos convencidos de que as recomendações do B20 Brasil poderão contribuir com um novo ciclo de crescimento do país. A expectativa é que as propostas sejam colocadas em prática. Por isso, o B20 priorizou sugestões de alto impacto e que possam de fato ser executadas", afirma Alban.
“O trabalho do B20 Brasil foi orientado por cinco pilares estratégicos que estão conectados às três grandes prioridades da presidência brasileira do G20 e nos ajudaram a elaborar as recomendações necessárias, para avançarmos em temas relevantes, além de propor soluções para grandes desafios globais, como a transição energética e o processo de descarbonização, a transformação digital, o combate à fome, pobreza e as desigualdades, entre outros”, afirma Ioschpe.
Chamado para a ação
O B20 propõe acelerar a transição para uma economia sustentável, mobilizando capital privado para investimentos ambientais e revisar o papel do setor público no financiamento climático. A proposta é triplicar a capacidade de energia renovável até 2030 e expandir soluções como bioenergia, hidrogênio limpo, captura de carbono para reduzir emissões de gases que contribuem para o efeito estufa e segurança energética.
O grupo destaca a importância de promover sistemas alimentares sustentáveis, incentiva a transição da agricultura com melhora do financiamento e regulação. A inclusão social também é priorizada, com propostas para ampliar o acesso à educação, aumento do protagonismo feminino e promoção de um ambiente de trabalho ético e inclusivo, especialmente no uso da inteligência artificial. Defende a transformação digital com conectividade universal, cibersegurança, modernização regulatória e a colaboração internacional para o desenvolvimento de novas tecnologias.
As 24 recomendações do B20 Brasil estão no site oficial do fórum: https://b20brasil.org. As propostas serão debatidas durante o encontro de Cúpula do grupo, o B20 Summit Brasil, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, em São Paulo. As inscrições para o evento estão abertas e são limitadas. Para se inscrever clique aqui.