Balanço da primeira reunião técnica da Iniciativa do G20 sobre Bioeconomia (G20 Initiative on Bioeconomy – GIB)

Nesta quinta-feira (14), em Brasília, após o término da primeira reunião da Iniciativa do G20 sobre Bioeconomia (G20 Initiative on Bioeconomy – GIB), a coordenação da GIB concede coletiva à imprensa. A GIB é uma das novidades apresentadas pela Presidência do Brasil no G20. Participam, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), o embaixador André Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente, e Vicente Araujo, chefe da CGDES, unidade responsável pela GIB; Márcia Barbosa, secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Carina Pimenta, secretária nacional de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente (MMA); e Cristina Reis, subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda (MF).
A GIB é inovadora em vários sentidos: é a primeira vez que o tema bioeconomia é debatido em foro multilateral exclusivo. Outra inovação da GIB é a complexa coordenação interministerial envolvida: coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), a GIB envolve outros onze ministérios e órgãos do governo federal com relevante atuação em bioeconomia. Por fim, a coordenação brasileira para a GIB envolve quatro reuniões preparatórias no Palácio Itamaraty, que contam com participação de governo, academia, setor privado e sociedade civil com relevante atuação no tema.
A ampla diversidade nos debates é outro ponto de destaque. Embora não seja conceito acordado multilateralmente, a bioeconomia pode ser entendida como um modelo de desenvolvimento baseado no conhecimento, que engloba novas tecnologias, como os nano-materiais de base biológica, mas também tecnologias antigas e conhecimentos tradicionais, como a utilização e a gestão tradicionais dos ecossistemas e das espécies da biodiversidade, e constitui um instrumento poderoso para a promoção da sustentabilidade em todos os países, independentemente da biodiversidade presente nos seus territórios.
Os debates da GIB estão organizados em três eixos principais: o papel da ciência, tecnologia, pesquisa, inovação e conhecimento tradicional para a bioeconomia; o uso sustentável da biodiversidade para a bioeconomia; e a bioeconomia como promotora do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões – social, econômica e ambiental.
Serviço: coletiva de imprensa para apresentar balanço da primeira reunião técnica da Iniciativa do G20 sobre Bioeconomia (G20 Initiative on Bioeconomy – GIB)
Data: 14/03/2024
Horário: 12h
Local: sede do G20 - Prédio do Serpro Regional Brasília - Módulos E, G e V Via L2 Norte SGAN 601 - Asa Norte, DF
Credenciamento: jornalistas interessadas/os em participar da coletiva podem se credenciar aqui (escolha o evento "1st Bioeconomy Initiative Meeting").
Atenção: a entrada dos jornalistas será pela portaria do Serpro em frente à Casa da Mulher, na SGAN 601. Veja a localização aqui.
Jornalistas que quiserem receber notícias sobre o G20 podem se cadastrar aqui.
Dúvidas: press@g20.gov.br