Marandu’i G20 31 – Brasil inclusão digitalre oñeha’ã ndaijojaháivare
Aty G20gua oikóva Maceiópe oñemongetáta Economia Digitalre. Ojehesarekóta inclusão digital, conectividade ha Inteligência Artificialre. Umi ñemongeta declaração ministerialre omoiporãvéta. Pe kuatia ohechaukáta mba’éichapa oñemboguatáta avanço digital rehegua. Rehendu ko marandu’i ha reikuaavéserõ.
Poranduhára: Peve ojehúta Aty Grupo de Trabalho de Economia Digital G20gua Maceiópe. Oñembohováita mba’éichapa oguahëta internet opavavëpe ko yvy ape ári. Omoakãhára Gupo de Trabalho de Economia Digital G20pegua, embaixador Luciano Mazza, ohechaukáta iñemongetahápe imba’e jerurerã oipuru avei internet umi tetã oguataramóva.
Luciano Mazza: ijetu’u roipotárõ internet oguahë arã opavave tetã yvy ape áripe, oï tetã ndoipotáiva, upéicharõ jepe roñandu porã rojaposéva. Ore ñemongeta akue ojehecha porã ore rembiapoha. Brasil omoakãhára G20 ojehecha porã eterei hembiapokue.
Poranduhára: Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações do governo brasileiro (MCom), omomba’e acessibilidade econômica conectividade digital haguã. Ha’e omotechapyrã governo rembiapo ojehesareko mbo’ehao pública conectividaderãre.
Hermano Tercius: inclusão digital’e’ÿ ndaikatuvéima jeiko. Áry ojehasa akue ojejapo Estratégia Nacional das Escolas Conectadas, ojeipotáva ojeguaraha internet porã 138 mil mbo’ehao públicas brasileiras pe.
Poranduhára: Brasil mboruvicha ojerovia conectividade avei desenvolvimento digitalre omboguejyve joja’ÿva, upéicharõ oñomoïmbaitéta economia digital globalpe, Daniel Cavalcanti, coordenador de Políticas Públicas para Serviços de Telecomunicações do MCom, ohechauka.
Daniel Cavalcanti: ñaimembaitéma economia digitalpe. Umi michïva avei ituicháva oipuru mba’apohápe. Oï oiporúva WhatsApp umíva rembiapo michï. Ndajetu’úi ko techapyrã ohechauka mba’éichapa iporã ko inclusão digital, Brasil ojehesarekoete omoakãva omotenonde inclusão socialrã.
Poranduhára: Ojehesarekokuaa ojerovia transformação digitalre, upévagui heta mba’e porã ikatu ojehu opavave tetãme, ndoguerekopáiva avei oguerekopáva toha’arõkuaa transformação digitalpe.
Brasil aposta na inclusão digital para reduzir desigualdades
A cidade de Maceió recebeu a reunião do G20 sobre Economia Digital. O foco foi a inclusão digital, conectividade e Inteligência Artificial. As negociações prepararam a declaração ministerial. O documento entregue destacou ações globais necessárias para o avanço digital. Ouça a reportagem e saiba mais.
Repórter: Maceió sediou a reunião técnica do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20. A discussão sobre a conectividade, que é um dos temas principais do evento na capital do estado de Alagoas, no Nordeste brasileiro, destaca a necessidade de democratizar o acesso à internet, especialmente em países em desenvolvimento. O representante do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, embaixador Luciano Mazza, destaca que o foco das discussões está na finalização da minuta da declaração ministerial que será apresentada na sexta. Ele fala da confiança no progresso e no espírito colaborativo entre as delegações.
Luciano Mazza: Esses temas são temas complexos, são temas que envolvem, muitas vezes, perspectivas diferentes dos países, mas nós sentimos uma colhida muito grande com o principal da agenda. O estado que nós estamos hoje nas conversas já mostra que há uma aceitação muito grande do trabalho realizado, há um reconhecimento da importância dos temas e há um reconhecimento da abordagem que a presidência brasileira procurou imprimir na condução dessas negociações.
Repórter: Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações do governo brasileiro (MCom), defendeu a acessibilidade econômica à conectividade digital. Ele exemplificou que o trabalho do governo brasileiro se concentra na expansão da conectividade nas escolas públicas.
Hermano Tercius: Não tem mais como se falar em inclusão social dos brasileiros, cidadãos do mundo sem falar em inclusão digital. Foi criado no final do ano passado o que chama Estratégia Nacional das Escolas Conectadas, cujo objetivo é levar internet de qualidade para todas as 138 mil escolas públicas brasileiras.
Repórter: Com enfoque na conectividade e no desenvolvimento digital, o governo brasileiro acredita que essas ações poderão reduzir o fosso digital e integrar milhões de brasileiros à economia digital global, como explica Daniel Cavalcanti, coordenador-geral de Políticas Públicas para Serviços de Telecomunicações do MCom.
Daniel Cavalcanti: A economia digital é uma realidade. E não é só para as grandes empresas, não. Pense no pequeno prestador de serviço em qualquer município que usa agora o WhatsApp com o seu canal de contratação de serviços, de estar disponível. Isso é um exemplo muito trivial, mas só para dizer do potencial transformador da inclusão digital como uma dimensão da inclusão social a que se refere essa prioridade da presidência brasileira.
Repórter: Conforme os especialistas que participam do evento em Maceió, a chave para aproveitar plenamente essas oportunidades é garantir que todos os países, independentemente de seu estágio de desenvolvimento, estejam preparados para a transformação digital.
Os boletins no idioma Guarani-Kaiowá são produzidos, traduzidos e gravados por egressos, estudantes indígenas e professores do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul.