Marandu'i G20 pegua 6 - IBGE ohechauka mba’éicha pe Programa Bolsa Família ombohovái vare’a ha mboriahu
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), oñemoakãva Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) rupi, ohechauka porã Programa Bolsa Famíliape omomichïve ndaijojáiva Brasilpe, upéicha rupi ambue oiko porãve. Pehendu marandu’i peikua’ave haguã.
Poranduhá he’i: Upe pesquisa rupive, 1 em cada 5 óga Brasil pegua ohupyty pe benefício 2023pe. Pe pesquisa avei ohechauka ojupiveha óga kuérape oïha peteï beneficiário pe programa pegua (19%) avei pe programa omboguejy 91,7% pe mboriahu mitã jave. Upe jehechauka rupi políticas públicas ojapo porã omomichï haguã ndaijojáiva. Brasil omoakã G20 he’ívo ojejapo haguã enterovéa oñomopeteï ombohovái haguã vare’a ha mboriahu.
Tetãguasu ojehechauka porã ojapóvo políticas públicas: Bolsa Família, Cadastro Único avei Programa Cisternas. Brasil ojaporaëta, ikatu haguãicha enterovéa oñomopeteï ombohovái haguã vare’are ha mboriahúre, upéva oñepyrü mboruvicha Luiz Inácio Lula da Silva ndive, ojapose ikatu haguãicha okaru mbohapy refeições ho’u haguã ára ha ára brasileiro kuéra. Upéva ojehu arajere ohasa akuevo, Brasil opyta jave omoakã haguã G20, Nova Delhi, Índiape.
Mboruvicha brasileiro he’i va’ekue opa rupi ojehu vare’a mbarete upéa rembiapo pohýi 735 milhões hente kuéra ohasa vare’a, he’i Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Enterovéa oñomopeteï ikatu haguã oipytyvõ jejaporã Programas sociais opáichagua tetã rupi, ojehu oikóma ojejapo porã va’ekue, kóicha Bolsa Família, Brasil rehegua, ndaha’éiva umi G20nte, opáichagua tetã ojaposéva tekotevë oiporavo ojapo arã.
Avei omongu’e plata ha oikuaa haguã moõpepa oïve ha mba’éichagua avei mávapa tekotevëete, mbotuichave umi escalas de ações políticas avei programas nacionais umi tetã rehegua.
IBGE destaca papel do Programa Bolsa Família no combate à fome e à pobreza
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada cinco lares brasileiros recebeu o Bolsa Família em 2023. Os dados mostram que o programa também diminuiu em 91,7% a pobreza na primeira infância. Combate à fome é uma das prioridades da presidência brasileira do G20. Ouça a reportagem e saiba mais.
Repórter: O Brasil se destaca como referência na implementação de políticas públicas sociais, com experiências bem sucedidas como, por exemplo, o Bolsa Família; Programa que já foi elogiado por personalidades como o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e pelo bilionário e filantropo Bill Gates. O IBGE atestou, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que o Programa Bolsa Família reduz as desigualdades socioeconômicas no Brasil; de acordo com a pesquisa, um em cada cinco lares recebeu o benefício em 2023.
A partir do objetivo de garantir a segurança alimentar e nutricional para o povo brasileiro, com o mínimo de três refeições diárias, o presidente Lula propôs, na presidência do G20, a criação de uma Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
Presidente Lula: Por isso, estamos propondo uma aliança mundial pela segurança alimentar, pelo fim da fome e pela redução da desigualdade, com total responsabilidade climática.
Repórter: O objetivo da Aliança é mobilizar recursos financeiros e conhecimento, de onde são mais abundantes para onde se fazem mais necessários, apoiando a implementação e a ampliação de ações políticas e programas nacionais locais. A ideia é oferecer uma cesta de Programas sociais exitosos de diversos países, como o Bolsa Família, não somente a membros do G20, mas a todas as nações que queiram pôr em prática essas experiências em seus territórios. Em novembro, a Cúpula do G20 dará lugar ao lançamento, em alto nível, da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Os boletins no idioma Guarani-Kaiowá são produzidos, traduzidos e gravados por egressos, estudantes indígenas e professores do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul.