Área de Delegados
NOTÍCIAS

Boletim G20 Ed. 124 - Bioeconomia pode render US$ 7,7 trilhões, indica Conselho Empresarial

Com base em conhecimentos ancestrais, a bioeconomia é uma oportunidade de rendimentos na casa dos trilhões de dólares. É o que aponta o relatório internacional do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD). Discussões sobre a relevância do conhecimento, desde tradições orais até os mais recentes avanços da ciência moderna para a bioeconomia, foram centrais na segunda reunião da Iniciativa brasileira no G20. Ouça a reportagem e saiba mais.

10/05/2024 11:56

Repórter: 7,7 trilhões de dólares. Essa é a oportunidade de negócio projetada para a bieconomia circular de acordo com relatório do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, debatido no contexto da segunda reunião da Iniciativa de Bioeconomia do G20.

O relatório aborda prioridades ambientais urgentes e indica a bioeconomia como base para uma economia sustentável, com proveitos econômicos e sociais aliados. A pesquisa apresenta um ganho potencial para produtos de base biológica que complementem ou mesmo substituam os convencionais, com ênfase em energias, como o biodiesel, e utilização de biomateriais em indústrias farmacêuticas, têxteis, de materiais de construção e de embalagens.

O coordenador da Iniciativa do G20, embaixador André Corrêa do Lago, comentou sobre as oportunidades de operar a bioeconomia também em países de menor biodiversidade.

André Corrêa do Lago: Por mais que a primeira reação, ao pensar em bioeconomia, seja pensar em biodiversidade, na verdade é algo muito mais amplo e houve reconhecimento de todos países presentes sobre o quanto isso abre portas. Um exemplo surpreendente foi o dos Emirados Árabes Unidos, explicando sobre a exportação de biodiesel de resíduos. 

Repórter: A reunião desta semana, em Brasília, teve como eixo prioritário os papéis da ciência, tecnologia, pesquisa, inovação e conhecimentos tradicionais para a bioeconomia. Vencer uma falsa contraposição entre bioenergia e alimentação e segurança alimentar foi uma das pautas. 

A próxima reunião da Iniciativa será em Manaus/AM, já no próximo mês, do dia 17 ao dia 19 de junho, inaugurando o ciclo de reuniões do G20 na região norte do Brasil, em uma imersão no bioma amazônico. O G20 Brasil é o primeiro fórum multilateral a fazer o debate de bioeconomia, acolhendo as diversas facetas do tema com visões amplas dos países participantes.

Outras notícias

BIOECONOMIA

Interlocução entre conhecimentos tradicionais e ciência moderna baliza debates da segunda reunião da Iniciativa de Bioeconomia do G20

10 de maio de 2024
Com base em conhecimentos ancestrais, bioeconomia é oportunidade de rendimentos na casa dos trilhões, é o que aponta o relatório internacional do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável. Discussões sobre a relevância do conhecimento, desde tradições orais até os mais recentes avanços da ciência moderna, para a bioeconomia foram centrais na segunda reunião da Iniciativa inédita.
Leia maissobreInterlocução entre conhecimentos tradicionais e ciência moderna baliza debates da segunda reunião da Iniciativa de Bioeconomia do G20