Área de Delegados
NOTÍCIAS

Boletim G20 Ed. 217 - Economia Digital: grupo do G20 encaminha agenda priorizando inclusão, governança e inovação tecnológica

Durante uma semana, reuniões técnicas e ministerial do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 trataram a transformação digital como eixo econômico global, com foco em conectividade, inclusão digital e inteligência artificial. O encontro também discutiu avanços no combate à desinformação, governança digital e investimentos em conectividade, além de destacar a integração de dados. Ouça a reportagem e saiba mais.

13/09/2024 17:59

Repórter: A reunião ministerial de economia digital do G20, em Maceió, encaminha declaração final que trata da importância da transformação digital como eixo central da economia global. O encontro na capital de Alagoas reúne ministros e chefes de delegação de 21 países membros do G20 e mais dez nações convidadas, além de cinco organizações internacionais. A reunião ministerial encerra o trabalho do Grupo de Economia Digital sob a presidência brasileira. 

O ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, citou o exemplo brasileiro, com destaque para o sistema de pagamentos instantâneos PIX, que, já responde por 40% de todas as transações financeiras no país. Além disso, mencionou o avanço do comércio eletrônico, que cresce a taxas de dois dígitos e deve representar 40% do total de vendas no varejo brasileiro nos próximos quatro anos.

Juscelino Filho: Aqui nessa reunião do grupo de economia digital a gente conseguiu avançar, porque aqui durante as reuniões aí do grupo técnico e os encaminhamentos finais que vão estar na declaração ministerial nós conseguimos construir um conjunto de indicadores.

Repórter: A ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, reforçou a relevância da economia digital no cenário mundial, e evidenciou a liderança do Brasil durante a  presidência do G20. 

Luciana Santos: Tratar da economia digital é tratar de um assunto estratégico, que impacta e transforma a realidade das nações. Então nós queremos ter autonomia, nós queremos desenvolver nossas soluções, nós queremos que os dados fiquem nas nossas nuvens soberanas, nós queremos exatamente garantir um processo que se estende ao sul global.

Repórter: João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, enfatizou a importância do debate sobre desinformação e discurso de ódio, temas que ganharam destaque sob a presidência brasileira do grupo. 

João Brant: Pela primeira vez, o G20 pautou esse tema e colocou esse tema na mesa, pelo reconhecimento de que é um tema que afeta todas as economias e as principais economias do mundo. Afeta a confiança na economia digital, afeta a instabilidade política e econômica, gera instabilidade política e econômica e afeta, portanto, a condição de vida de cidadãos desses 20 países que representam mais de 80% do PIB mundial, mais de 60% da população mundial, mais de 75% das exportações. Nós estamos realmente muito contentes e orgulhosos de que, sob a presidência brasileira, o mundo pauta o tema da desinformação e do discurso de ódio.

Repórter: A ministra Esther Dweck, responsável pela pasta de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, também falou da importância das infraestruturas digitais públicas, como o Cadastro Único e a nova identidade digital brasileira. 

Esther Dweck: A gente tem feito esse trabalho de olhar essa discussão digital por múltiplos ângulos e acho que essa reunião hoje aqui do G20 coroa um pouco esse trabalho que já tem sido feito dentro do governo, mas que reforça também a importância do Brasil como ator global trazendo temas e pautando a discussão internacional.

Outras notícias

Em MACEIÓ

Economia Digital: grupo do G20 encaminha agenda priorizando inclusão, governança e inovação tecnológica

13 de setembro de 2024
Durante uma semana, reuniões técnicas e ministerial do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 trataram a transformação digital como eixo econômico global, com foco em conectividade, inclusão digital e inteligência artificial. O encontro também discutiu avanços no combate à desinformação, governança digital e investimentos em conectividade, além de destacar a integração de dados.
Leia maissobreEconomia Digital: grupo do G20 encaminha agenda priorizando inclusão, governança e inovação tecnológica