Boletim G20 Ed. 223 - Em declaração histórica, G20 foca em inovação aberta para o desenvolvimento sustentável
Declaração Ministerial do Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação consolida, em reunião realizada na cidade de Manaus, na Amazônia brasileira, o compromisso dos países do G20 em promover a inovação aberta como instrumento para enfrentar desafios globais e atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ouça a reportagem e saiba mais.
Repórter: A Declaração de Manaus, aprovada por consenso, reforça o papel da inovação aberta como motor para enfrentar os principais desafios globais e reduzir as desigualdades na produção e no acesso aos avanços científicos e tecnológicos. Os ministros de Pesquisa e Inovação dos países do G20 e de nações convidadas se reuniram na cidade de Manaus, no estado do Amazonas, e estabeleceram um marco para a cooperação internacional, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Com o tema Inovação Aberta para um Desenvolvimento Justo e Sustentável, a reunião destacou a necessidade de um modelo de inovação colaborativa que supere fronteiras e as diferenças entre Norte e Sul Global. O encontro enfatizou que as desigualdades globais no acesso à ciência e inovação impedem o desenvolvimento sustentável, especialmente em países em desenvolvimento.
Os ministros se comprometeram a ampliar a cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação, e reafirmaram a necessidade de combater a degradação ambiental e as mudanças do clima, com destaque ao papel das florestas tropicais, como a Amazônia, e dos ecossistemas marinhos.
A ministra de Ciência e Tecnologia do Brasil, Luciana Santos, destacou que o consenso alcançado na reunião representa uma grande conquista.
Luciana Santos: Acho que é uma grande vitória da política diplomática brasileira, que tem a grande capacidade de construir convergências. E foi possível, ainda mais quando a pauta se trata de ciência, tecnologia e inovação, com tantos desafios e o foco na inovação aberta, exatamente porque nós precisamos enfrentar as assimetrias regionais para resolver, através da ciência e tecnologia, problemas candentes do povo brasileiro. O presidente Lula vem chamando a atenção que é preciso colocar a pauta da inclusão. Então nós aqui tratamos da inovação aberta para mudanças climáticas, para transição energética, para transformação digital, para o combate à fome. E esse último tema foi exatamente sobre equidade, diversidade e inclusão, buscando com os países do G20, que representam mais de 85% da economia mundial, criar convergências nessa agenda que é tão estratégica para qualquer projeto de nação.
Repórter: Para ler a Declaração de Manaus completa acesse o site g20.org.