Área de Delegados
NOTÍCIAS

Boletim G20 Ed. 246 - G20 alcança consenso em ações conjuntas contra a corrupção global

Na reunião ministerial do Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20 em Natal (RN), o Brasil liderou importantes avanços no combate à corrupção. Os países alcançaram consenso sobre o fortalecimento da integridade global, com destaque para o incentivo à adoção de práticas anticorrupção no setor privado. O encontro resultou na elaboração de uma declaração que será apresentada na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. Ouça a reportagem e saiba mais.

24/10/2024 15:35 - Modificado há 5 meses

Repórter: Em um marco significativo da agenda global de integridade, a reunião ministerial do Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20, realizada em Natal (RN) sob a presidência brasileira, alcançou consenso dos países sobre o combate à corrupção. O resultado foi a elaboração de uma declaração ministerial que será submetida aos líderes do G20 durante a cúpula dos chefes de Estado e de governo, que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro de 2024. 

A declaração traz compromissos sobre a necessidade de integrar o combate à corrupção às principais pautas globais, como o desenvolvimento sustentável e a governança mundial, como detalha o ministro Vinicius Marques de Carvalho, da Controladoria-Geral da União (CGU).

Vinicius Marques de Carvalho: Primeiro compromisso: não faz sentido essa construção sem a participação da sociedade. As agendas que são definidas, elas só têm capacidade de se difundir e se disseminar se as pessoas participarem da construção dessa agenda. Segunda questão relevante que nós discutimos aqui: o enfrentamento à corrupção não é só do Estado, só do governo. Ele também é um enfrentamento que tem que contar com a presença da iniciativa privada. Porque quando a gente está falando de corrupção, gente, a gente está falando de alguém que corrompe e alguém que é corrompido. Então não adianta você lidar só com um lado dessa história, só com o lado do governo. Tem que também lidar com o lado das empresas. E o terceiro ponto, toda vez que a gente tem um desastre climático, nós acompanhamos esse ano que aconteceu no Rio Grande do Sul, nós temos a necessidade de, com muita rapidez, aportar uma quantidade de recursos e nós não podemos nos dar ao direito de nesse momento desperdiçar esses recursos. Isso é muito sério e não pode acontecer, porque afeta a credibilidade desse tipo de ação.

Repórter: Vinicius Marques de Carvalho reforçou que a corrupção é um desafio global que exige soluções coordenadas entre os países.

Vinicius Marques de Carvalho: Cada vez mais esses temas vão ganhando relevo na agenda global, na agenda dos países como no mundo todo, por um motivo muito simples. Esses desafios não se comportam mais nas fronteiras dos Estados, eles precisam ser resolvidos pelos países conjuntamente no mundo todo. Por isso a importância do G20.

Repórter: Os países-membros também endossaram o Plano de Ação Anticorrupção do G20 para 2025-2027, que aponta as prioridades e objetivos comuns para fortalecer as políticas anticorrupção globalmente.

Outras notícias

ANTICORRUPÇÃO

G20 alcança consenso em ações conjuntas contra a corrupção global

24 de outubro de 2024
Na reunião ministerial do Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20 em Natal (RN), o Brasil liderou importantes avanços no combate à corrupção. Os países alcançaram consenso sobre o fortalecimento da integridade global, com destaque para o incentivo à adoção de práticas anticorrupção no setor privado. O encontro resultou na elaboração de uma declaração que será apresentada na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro.
Leia maissobreG20 alcança consenso em ações conjuntas contra a corrupção global