Área de Delegados
KIDS 20

Debate sobre Transições Energéticas entra na pauta dos jovens repórteres em Belo Horizonte

Alunos da Escola Municipal Caio Líbano Soares, de Belo Horizonte, capital do estado brasileiro de Minas Gerais, fizeram a cobertura jornalística, como repórteres mirins, do Grupo de Trabalho sobre Transições Energéticas, tratando de temas atuais e estratégicos para o Planeta.

04/06/2024 14:00 - Modificado há 10 meses
Imprensa Jovem durante entrevista no GT de Transição Energética em Belo Horizonte. Crédito: Divulgação G20

O debate sobre o futuro do consumo de energia no mundo recebeu a atenção de uma equipe muito especial, que chamava a atenção dos entrevistados sobre o tema: alunos da Escola Municipal Caio Líbano Soares assumiram a responsabilidade de cobrir o encontro do G20 focado em transições energéticas, realizado em Belo Horizonte. A escolha da cidade como palco do encontro marca a intenção de lançar um "olhar tropical" sobre os desafios energéticos, dando voz a uma região frequentemente sub-representada em debates internacionais.

Com a orientação das professoras Amanda Munhoz e Katia Archanjo, que coordenam o projeto de Educomunicação e Tecnologia do Centro de Língua, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), da escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura de Belo Horizonte, os estudantes Cauã Pablo da Silva de Castro, Sofia Pereira Barbosa e Gabrielly Barboza de Oliveira trouxeram uma nova perspectiva ao debate. O que reflete as preocupações e aspirações dos jovens para o futuro do planeta, do Sul Global e do poder do diálogo para transformação. O CLic desenvolve atividades ligadas à comunicação e sustentabilidade como extensão das turmas regulares.

Amanda Munhoz destacou a importância de integrar os alunos em eventos globais: "achei incrível a oportunidade, principalmente com a transformação dos estudantes. Eles chegaram aqui sem saber muito bem o que ia acontecer, nunca tinham participado de um evento desse porte. À medida que foram percebendo como é que funciona o mundo da imprensa, o processo de prestar atenção, o que o outro está dizendo para você reformular uma pergunta, foram crescendo como pessoas. Eu saio daqui hoje extremamente orgulhosa e certa de que essa experiência é para eles é transformadora e que contribui muito para o aprendizado."

Katia Archanjo ressaltou o impacto transformador dessa experiência educacional e de como os alunos não apenas absorvem conhecimento, "mas também desenvolvem habilidades críticas e analíticas, essenciais para seu crescimento pessoal". 

Interesse pela pauta permanece

Durante o evento, os jovens repórteres tiveram a oportunidade de entrevistar a coordenadora do grupo de Trabalho, Mariana Espécie e participaram da entrevista coletiva com o ministro das Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira. Eles mesmo viraram pauta de alguns veículos que participaram da cobertura do evento energético global.

A participação desses jovens no fórum mais importante sobre transição energética permite envolver as novas gerações no debate. Cauã Pablo explicou que a oportunidade, “ajuda bastante no desenvolvimento do nosso pensamento sobre essa área”. O encontro ressaltou a necessidade de considerar perspectivas diversas na busca por soluções sustentáveis e essa noção ficou clara para os estudantes.

Gabrielly acredita que participar do G20 em Belo Horizonte é uma experiência única. “Conheci lugares incríveis, pessoas que são muito inteligentes na sua área de atuação, uma sensação incrível. Acho bem importante, vou querer ficar por dentro de todas as novidades. Em outubro (durante a reunião ministerial) também vou querer ver o que vai sair nas redes sociais. Sempre estar por dentro porque é uma coisa que vai ajudar bastante o nosso mundo”.

Veja também

Carregando