Área de Delegados
CULTURA

Definição de estratégias para o setor cultural global: GT de Cultura reúne no Rio de Janeiro

Delegações se reúnem na capital fluminense, nos dias 5 e 6 de agosto, para debater prioridades para o setor e destacam importância da colaboração para a construção de um futuro cultural sustentável. Em seguida, ocorre o Seminário Internacional Políticas para Economia Criativa, evento paralelo com a presença da ministra Margareth Menezes.

05/08/2024 17:08
Após a conclusão da reunião técnica, acontece o evento paralelo “Seminário Internacional Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América. Foto: Divulgação/Getty Images
Após a conclusão da reunião técnica, acontece o evento paralelo “Seminário Internacional Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América. Foto: Divulgação/Getty Images

Começou hoje (5) a segunda reunião técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura do G20. Com coordenação do Ministério da Cultura do Brasil, o encontro recebe cerca de 40 delegações internacionais para discutir o futuro cultural das nações. A reunião, que encerra amanhã (6), acontece na Casa Firjan. A expectativa é que os resultados da reunião conduzam a um plano de ação entre os países, enfatizando a colaboração e a inovação como pilares para o desenvolvimento das culturas globais.

Neste caminho, em 2023, no G20 da Índia, os ministros da Cultura já aprovaram termos de referência que destacam a necessidade de diálogos estruturados entre os países-membros. Estes termos colocaram em foco a necessidade de diminuir as disparidades entre o Norte e o Sul globais, reafirmando a cultura como um valor inclusivo e essencial para as estratégias de desenvolvimento dos países.

Os quatro eixos temáticos neste ano são: Diversidade Cultural e Inclusão Social; Direitos Autorais e Ambiente Digital; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável e Preservação, Salvaguarda e Promoção do Patrimônio Cultural e da Memória.

Na primeira reunião do GT no Brasil, nos dias 28 e 29 de maio, em Brasília, pela primeira vez na presidência do G20, foram promovidas discussões profundas sobre o impacto da cultura no desenvolvimento sustentável e inclusivo, bem como a necessidade de preservação dos patrimônios culturais diante das transformações ambientais.

Economia criativa e desenvolvimento

Dos dias 7 a 9 de agosto, após a conclusão da reunião técnica, o Ministério da Cultura, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) , promove o evento paralelo “Seminário Internacional Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América”, também na capital fluminense. Durante os três dias de seminário, serão realizados painéis focados na discussão sobre o papel da criatividade na geração de renda, riqueza e oportunidades, e os desafios enfrentados pela economia criativa. 

Para além, no primeiro dia, a ministra Margareth Menezes lança as diretrizes do Brasil Criativo - Política Nacional de Economia Criativa. Acompanhada dos ex-ministros da Cultura Gilberto Gil e Ana de Hollanda, irá apresentar as diretrizes que vão embasar a política nacional.

Veja também

Carregando