Desigualdades, clima e economia global são temas de reunião de GT do G20
GT Economia Global trata de temas econômicos estruturais e discutirá, em reunião técnica, a relação entre a macroeconomia, desigualdades e questões climáticas. A reunião será baseada em Brasília, por videoconferência, e contará com a participação de representantes de todos os países-membros

Colocar a desigualdade como linha mestra das discussões sobre economia global. Este é o objetivo do Grupo de Trabalho Economia Global do G20, que se reúne nos dias 17 e 18 de janeiro, por videoconferência baseada em Brasília. O encontro inaugura as reuniões dos GTs da Trilha de Finanças com a participação de técnicos dos Ministérios da Fazenda e dos Bancos Centrais dos países-membros para discutir o panorama econômico global e como materializar as prioridades da presidência brasileira nos debates do fórum.
O GT sobre Economia Global tem a coordenação conjunta do Ministério da Fazenda e do Banco Central do Brasil e durante a presidência brasileira compreende a desigualdade como linha mestra do plano de trabalho, que se desdobra em quatro prioridades conectadas à agenda apresentada pelo Brasil.
A primeira prioridade do GT é levar o tema da desigualdade para debate de alto nível no fórum das maiores economias do mundo, a fim de que passe a ser analisado sob o ponto de vista macroeconômico e não como questões particulares dos países. “A grande mensagem é a de que a desigualdade é um tema estrutural de macroeconomia, que tem ganhos em ter uma discussão em plano multilateral e não somente localmente”, explicou a coordenadora do GT pelo Ministério da Fazenda brasileiro, Keiti Rocha Gomes.
De acordo com Keiti, os trabalhos do também se centram em enfrentar as desigualdades a partir das políticas públicas para transição sustentável justa; criar espaços fiscais de apoio ao investimento público e que impulsione o financiamento privado para o desenvolvimento socioeconômico; e incluir as desigualdades e as questões climáticas nas ações de monitoramento dos riscos à estabilidade global, tema estrutural do G20.
GT Economia Global
Com nome original de Framework Working Group (FWG), o GT trata dos temas estruturais que impulsionam a criação do G20 e tem como objetivo antecipar as crises econômicas, seus impactos e buscar possibilidades para enfrentar cenários de ameaça à estabilidade global. Ao apresentar a redução das desigualdades como um objetivo da presidência brasileira do fórum, o Brasil aponta novas possibilidades para os debates dos países-membros durante 2024.
As próximas reuniões do grupo de trabalho estão previstas para março, abril, junho e setembro.