Área de Delegados
G20 BRASIL

Estudantes de Manaus exploram as prioridades brasileiras no G20

Em visita ao local que sedia as reuniões do G20 em Manaus, estudantes da Escola Estadual Senador Petrônio Portela conheceram de perto a preparação do Brasil para o fórum, as prioridades de combate à desigualdade para o desenvolvimento sustentável e a importância dos debates para buscar soluções para os desafios globais.

22/06/2024 14:00 - Modificado há 9 meses
Estudantes manauaras simulam debates na planária do G20 Brasil | Foto: divulgação

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Senador Petrônio Portela, de Manaus, puderam conhecer mais sobre as prioridades brasileiras no G20, a importância de fóruns de cooperação econômica para buscar soluções para os desafios globais em visita ao Centro de Convenções Vasco Vasques, que sedia as reuniões da Iniciativa de Bioeconomia e do grupo de trabalho Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20, nesta quarta-feira (19). 

Em conversa com o diplomata Carlos Luís Duarte Villanova, sub-Sherpa do G20, os estudantes puderam ter uma visão detalhada sobre a preparação do país para presidir os fórum das maiores economias globais e a importância dos acordos firmados entre os países-membros para o combate às desigualdades, à fome, a pobreza pelo desenvolvimento sustentável e uma transição ecológica justa e outras questões globais que orientam as discussões.

Amadurecimento intelectual 

O professor de Português, Literatura e coordenador de Linguagem do centro de ensino, Rafael Neves de Souza, destacou que a atividade foi fundamental tanto para que os alunos se aproximassem dos debates do fórum como para ampliar o conhecimento deles sobre temas da conjuntura global. O tema de atualidades integra o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que também é utilizado como critério para o ingresso em universidades públicas e conquista de bolsas integrais e parciais em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo brasileiro. 

"Eu acredito que esse tipo de experiência para os alunos é muito salutar, é muito importante. Creio que assuntos dessa natureza despertam interesse para que eles possam aprofundar a leitura, a pesquisa. Isso com certeza vai ter uma consequência muito positiva no que diz respeito à produção textual e interpretação de texto", analisou o professor Souza, salientando que a oportunidade é um ganho para o amadurecimento intelectual da turma.

Os alunos também conversaram sobre carreira diplomática e foram incentivados a considerá-la como uma opção para o futuro. “Eu achei excepcional, qualquer pessoa iria gostar muito de adquirir novos conhecimentos e se encantar pela diplomacia e talvez viajar pelo mundo por essa profissão”, celebrou o estudante Guilherme Correia Fonseca, de 18 anos.

Veja também

Carregando