Estudantes maranhenses participam da cobertura de Economia Digital
Na penúltima reunião técnica do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, que ocorreu em São Luís, estado do Maranhão, estudantes dos Centros Educa Mais (CEM) da capital participaram, como repórteres, da cobertura do evento. Na coletiva, os estudantes puderem entrevistar o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Em junho, na penúltima reunião técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Economia Digital do G20, em que se avançou nos consensos rumo a diminuição de desigualdades no acesso a tecnologias, cinco estudantes de São Luís, capital do Maranhão, trabalharam unificados para a cobertura do G20 na cidade. Acompanhados de professoras e gestoras do projeto da Secretaria de Educação no estado, eles mergulharam nas pautas do GT, que nesta reunião teve foco em segurança da informação, inteligência artificial e conectividade universal.
Dentre os estudantes selecionados, Ana Luzia Damasceno, Cibelle Luiza Neves Ribeiro e Willian Vinicius Nunes Cantanhede, dos Centros Educa Mais (CEM) Estefânia Rosa da Silva, Almirante Tamandaré e Dayse Galvão de Sousa. Os jovens participam do Clube do Protagonismo, experiência implementada em escolas da rede pública estadual maranhense, a partir das áreas de interesse dos estudantes, que desenvolvem atividades e proporcionam trocas de informações e de experiências, relacionadas ou não à vida escolar. Nos Centros Educa Mais, alguns estudantes participam do Clube de Jornalismo.
Na ocasião do evento, os estudantes filmaram o evento inteiro, fizeram entrevistas, elaboraram roteiros, produziram matérias e muito mais. A reunião teve a participação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o qual foi entrevistado pelo grupo que integra o Kids 20. O estudante William Vinicius questionou o ministro de que formas os debates sobre a economia digital impactam nas escolas da rede estadual. Jucelino indicou, como resposta, a entrega, pelo governo federal, da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, que até 2026 concederá banda larga com wi-fi qualitativo para mais de 138 mil escolas brasileiras.
O vice-governador e secretário de estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou a importância do evento internacional para o fortalecimento da educação no Maranhão. “Mais uma excelente oportunidade, onde os estudantes da rede estadual puderam desenvolver suas habilidades e ampliar seus conhecimentos, dessa vez, através da educomunicação. O G20 realiza ações no mundo inteiro, visando ao desenvolvimento socioeconômico das nações, e oportunizar esse debate no Maranhão foi uma grande conquista. Os estudantes levarão essa experiência para o resto de suas vidas”, destacou.
“Participar do G20 foi uma experiência verdadeiramente inesquecível, que me permitiu adentrar um universo de discussões e decisões que moldam diretamente o cenário econômico e político mundial. Essa oportunidade única não apenas ampliou minha visão sobre as dinâmicas globais, mas também reforçou a importância de estarmos constantemente informados e engajados em questões que transcendem fronteiras. Agora, pretendo levar todo esse conhecimento e aprendizado para a nossa rede de ensino, compartilhando com familiares, amigos e por meio de outros canais de comunicação”, colocou a aluna Cibelle Neves, do CEM Almirante Tamandaré.