Favelas 20 pelo olhar dos pequenos: repórteres mirins participam da cobertura da iniciativa
Alunas do Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Olimpíadas cobriram, no último mês, o lançamento da iniciativa Favelas 20, no Morro do Vidigal, Rio de Janeiro. Entre os entrevistados, Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, e Lucas Padilha, presidente do Comitê Rio G20.
No último mês, sob coordenação da Voz das Comunidades, Organização Não Governamental (ONG) que desenvolve trabalhos por meio das áreas de impacto social e jornalismo comunitário, foi lançada a iniciativa Favelas 20 (F20), com objetivo de assegurar a incidência dos movimentos de favelas nos processos decisórios do G20.
Na oportunidade, o Morro do Vidigal, com vista ao Pão de Açúcar, à Lagoa Rodrigo de Freitas, ao Cristo Redentor e ao Morro Dois Irmãos, direcionou seus olhares para dentro da comunidade. Com cinco painéis temáticos em debate, o evento contou, na abertura, com um vídeo enviado pela socióloga e primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, que parabenizou a iniciativa e também convidou as e os presentes a fortalecer a Aliança Global contra a Fome.
Quem esteve em atuação na cobertura foram as alunas do Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Olimpíadas Rio 2016, que sob coordenação da Agência de Notícias dos Alunos da Rede (Andar), projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, integra o Kids 20. As meninas entrevistaram tanto Rene Silva, fundador do Voz, quanto Lucas Padilha, presidente do Comitê Rio G20. Confira: