Área de Delegados
ARQUITETURA FINANCEIRA INTERNACIONAL

G20 Brasil chega hoje (10) a Fortaleza/CE para discutir maior representatividade no sistema financeiro internacional

Representantes dos países-membros do fórum debatem fortalecimento dos bancos multilaterais de desenvolvimento e ampliação de investimentos globais. Até quarta-feira (12), a capital do Ceará recebe a reunião do Grupo de Trabalho de Arquitetura Financeira Internacional da Trilha de Finanças do G20.

10/06/2024 07:00 - Modificado há 10 meses
Fortaleza, capital do Ceará, recebe a terceira reunião do GT Arquitetura Financeira Internacional do G20. Também vai sediar uma reunião inédita no fórum sobre África e desenvolvimento | fFoto: Jade Queiroz/ MTur

Fortaleza se torna o centro de importantes debates que podem moldar o futuro das finanças globais, principalmente das economias em desenvolvimento. De hoje (10) a quarta-feira (12),  a capital do Ceará recebe a reunião do Grupo de Trabalho de Arquitetura Financeira Internacional da Trilha de Finanças do G20. 

O encontro vai discutir a ampliação da representatividade nas instituições do sistema financeiro internacional e o fortalecimento dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (MDBs, na sigla em inglês). O objetivo é ampliar o volume de investimentos em medidas para a redução das desigualdades, combate à fome e a pobreza e para uma transição ecológica justa. 

Além de representantes dos países-membros do fórum, também participam dos debates organizações internacionais como o FMI (Fundo Monetário Internacional), o Banco Mundial e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Nesta terceira reunião do GT da Trilha de Finanças esperam-se avanços na formulação de um Roteiro do G20 para os bancos multilaterais, uma iniciativa crucial para enfrentar os desafios financeiros e econômicos globais. A discussão inclui representantes de diversas organizações internacionais convidadas, 

Amanhã, 11/6, acontece um encontro focado em África e temas estratégicos para o crescimento econômico sustentável do continente. O evento paralelo ao fórum destaca a importância de parcerias e investimentos que promovam o desenvolvimento inclusivo e a redução da pobreza.

Veja também

Carregando