Área de Delegados
G20 SOCIAL PARTICIPATIVO

G20 Favelas promove conferências simultâneas em todo o Brasil

O encontro, lança a iniciativa climática F30, e é um preparatório para o Fórum Mundial das Favelas em outubro. Propostas serão encaminhadas para a Cúpula do G20 Social e para o encontro de chefes de Estado do fórum, ambos em novembro no Rio de Janeiro.

24/08/2024 18:09 - Modificado há 6 meses
Lideranças de Favelas de vários estados do Brasil participaram das conferências realizadas pela Cufa (Central Única de Favelas), integrante do G20 Social. Na foto, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República participa do evento, no Rio de Janeiro, ao lado de Preto Zezé. Foto: Pedro Sá/G20 Favelas
Lideranças de Favelas de vários estados do Brasil participaram das conferências realizadas pela Cufa (Central Única de Favelas), integrante do G20 Social. Na foto, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República participa do evento, no Rio de Janeiro, ao lado de Preto Zezé. Foto: Pedro Sá/G20 Favelas

Neste sábado, 24 de agosto, o G20 Favelas, grupo criado pela Central Única das Favelas (CUFA), pela Frente Parlamentar das Favelas e pela Frente Nacional Antirracista (FNA), realizou 21 conferências estaduais em todo o Brasil. O evento realizado no estado do Rio de Janeiro ocorreu na sede da CUFA em Madureira e contou com a presença de Preto Zezé, presidente da CUFA Rio, Elaine Caccavo, co-presidente da CUFA Rio e o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República Márcio Macêdo, além de outros nomes de destaque. Durante o evento, foi anunciada a iniciativa climática F30, que será uma contribuição das favelas para a agenda climática de 2025.

O encontro mobilizou milhares de pessoas das favelas, incluindo líderes, moradores e apoiadores, com foco em debates para soluções desses territórios. As propostas apresentadas no encontro serão discutidas no evento nacional, que acontecerá no Fórum Mundial das Favelas, em outubro, e as propostas mais destacadas serão apresentadas no G20, marcado para novembro no Rio de Janeiro.

“Hoje foi um sucesso, não só para o Rio de Janeiro, mas para todo o país. Mostramos que, quando nos unimos para mobilizar a população em torno das questões que afetam as favelas, podemos fazer a diferença. A Cufa desempenhou um papel crucial, assim como a Frente Nacional Antirracista e a Frente Parlamentar, que nos ajudaram a construir políticas públicas efetivas. O que realizamos hoje é histórico, dando voz às favelas para que, elas mesmas, possam definir o seu futuro, servindo de exemplo para o mundo”, diz Celso Athayde, Fundador da CUFA.

Propostas de soluções destacadas durante a conferência

Infraestrutura e Urbanização: melhoria das condições de moradia, saneamento básico, acesso à água potável e infraestrutura urbana adequada; 

Segurança Pública: redução da violência e fortalecimento das políticas de segurança que respeitem os direitos humanos; 

Educação: acesso à educação de qualidade, com escolas bem equipadas e programas de apoio para jovens e adultos; 

Saúde: ampliação e melhoria dos serviços de saúde, com atenção especial à saúde mental e prevenção de doenças; 

Direitos Humanos e Inclusão Social: combate ao racismo, discriminação e promoção de políticas de inclusão social e igualdade; 

Meio Ambiente e Sustentabilidade: ações para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e promover práticas sustentáveis nas comunidades.

O G20 Favelas oferece uma oportunidade inédita para dialogar com as 19 potências econômicas, visando a construção de políticas públicas eficazes baseadas na narrativa de quem vive os problemas.

Matéria produzida pela equipe do G20 Favelas, em uma parceria de conteúdos da Comunicação do G20 Brasil


Veja também

Carregando