G20 social participa da construção de documento base de Aliança contra a Fome e a Pobreza
Reunião do G20 social contou com a colaboração de lideranças da sociedade civil para a construção dos termos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza do G20. De forma inédita, a presidência brasileira impulsionou esse grupo a debater as políticas que vão ser apresentadas ao fórum com as maiores economias do mundo.
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) do Brasil, abriu a reunião do G20 Social em Teresina (PI), nesta segunda-feira (20), ressaltando o compromisso do G20 de ouvir a contribuição da sociedade civil no combate à fome e à pobreza. O ministro concedeu entrevista coletiva ao lado do ministro Márcio Macêdo da Secretaria Geral da Presidência da República e do governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles.
Para Dias, é fundamental ouvir as lideranças sociais e os trabalhadores de projetos como a cozinha solidária, porque a experiência prática do dia a dia traz um aprendizado útil para a construção de um relatório a ser apresentado com propostas que possam ser adaptadas e aproveitadas pelos países membros do G20. O documento também servirá de base para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
‘’Queremos sair de Teresina com o entendimento técnico e ter os termos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza para que possamos tirar o mundo do mapa da fome’’, afirmou o ministro.
Participação inédita
O ministro Márcio Macêdo lembrou que é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a iniciativa de ampliar a participação social no G20. De forma inédita, a presidência brasileira do fórum traz a inclusão da sociedade civil para debater as políticas que vão ser apresentadas no fórum das maiores economias do mundo que acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro.
“Eu e o ministro Wellington, nós temos feito uma parceria muito significativa para que esta cesta de projetos de combate à fome sejam feitas com a participação dos povos do Brasil e dos demais países que compõem o G20”, disse o ministro.

Rafael Fonteles acredita que, no momento em que o presidente Lula coloca o social em pé de igualdade com as questões geopolíticas e econômicas, ‘’demonstra o inequívoco compromisso da sua equipe de ministros com a melhoria da qualidade de vida das pessoas".
A programação do G20 Social antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza do G20, que também ocorre na capital piauiense, entre 22 e 24 de maio.