Instituições Superiores de Controle realizam reunião com prioridades da presidência brasileira do G20 na pauta
O grupo de engajamento SAI20, que contempla as Instituições Superiores de Controle (ISCs) dos países do G20, terá sua primeira reunião presencial em Brasília/DF, nos dias 16 e 17 de abril. A Reunião de Oficiais Sêniores (Senior Officials Meeting) esboçará a primeira versão de documento com recomendações concretas aos líderes dos países do G20 e tem por expectativa receber mais de 200 pessoas, de diferentes nacionalidades.

Na oportunidade, os Oficiais Sêniores discutirão temas como combate à fome e à pobreza e financiamento climático e transição energética, em alinhamento à agenda do G20 e às prioridades do governo brasileiro durante a presidência do Grupo em 2024. O objetivo é elaborar a primeira versão do Communiqué, documento em formato de declaração conjunta em que as ISCs fornecem recomendações concretas aos governos do G20 acerca dos temas prioritários.
A abertura e o primeiro painel serão transmitidos pelo YouTube oficial do Tribunal de Contas da União, entidade que preside o SAI20, com tradução simultânea para o espanhol e o inglês. As inscrições para a abertura e para o painel “Fortalecendo o Desenvolvimento Sustentável” podem ser realizadas por meio do Portal de Eventos. As demais atividades da reunião serão restritas aos representantes das ISC e aos especialistas convidados. A programação estará distribuída entre a sede do Tribunal de Contas da União (TCU) e o Instituto Serzedello Corrêa, ambos em Brasília.
São esperados mais de 200 participantes de 13 países, entre técnicos de alto escalão (Seniors Officials), autoridades brasileiras, além de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial, Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e organização do sistema das Nações Unidas. Também estarão presentes membros do Senado Federal, do Grupo de Financiamento para o Clima na América Latina e no Caribe (GFLAC) e do Conselho Nacional para Avaliação da Política de Desenvolvimento Social do México (CONEVAL).
A reunião é uma das ações preparatórias para a Cúpula do SAI20, que ocorrerá em Belém (PA), no mês de junho. A Cúpula geral dos grupos de engajamento do G20 Social ocorrerá em novembro, no Rio de Janeiro/RJ, antecedendo a Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo, como uma iniciativa inédita da presidência brasileira neste ano.