Jovens repórteres produzem conteúdos em solidariedade às vítimas da tragédia climática no Sul do Brasil
As e os pequenos estudantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, participantes do projeto Kids20, produziram uma série de conteúdos relacionados à tragédia no Sul do país, com foco informativo e de sensibilização sobre o tema. Produziu-se um telejornal, podcast, cartas e uma história em quadrinhos, além da realização da doação de mantimentos.

Empatia, solidariedade e desejo de cooperar. Sentimentos nobres e que, entre crianças, se manifestam com maior simplicidade. Exemplo são as ações e conteúdos das e dos estudantes da Agência de Notícias Alunos da Rede (Andar), sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Os pequenos e pequenas de diversas escolas da Capital Fluminense se mobilizaram para produzir materiais informativos e de sensibilização em relação à tragédia climática que atinge o estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Enquanto os pequenos repórteres do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Pablo Neruda, em seu telejornal “CPN Digital”, gravaram uma edição especial com notícias sobre o Rio Grande do Sul, os estudantes do Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Nicarágua produziram cartas de esperança e um HQ especial sobre as cartas. Ainda no escopo de produções sobre o tema, os alunos da Escola Municipal Marechal Alcides Etchegoyen, produziram um episódio especial para o podcast “A Marechal tá on”.
CPN Digital
A Marechal tá on
Cartas de esperança
Nas aulas do Círculo de Leitura, da eletiva Risque e Rabisque do GEO Nicarágua, os pequenos produziram cartas com mensagens de esperança, que foram enviadas em conjunto com donativos aos moradores do Rio Grande do Sul. Confira:
HQ Pedro em Cartas de Esperança
O quadrinista do Ginásio Educacional, Gabriel Portela, que já desenhou outra história em quadrinhos para o G20, desta vez apresentou em HQ a experiência vivenciada pelos estudantes do GEO Nicarágua ao escreverem as cartas e enviarem ao RS. Confira:
No Rio Grande do Sul, dos 497 municípios do estado brasileiro, cerca de 450 já declararam estado de calamidade pública devido a maior enchente da história do país. As proporções do desastre já superam o impacto do Furacão Katrina, que atingiu, em 2005, Nova Orleans, nos EUA. O Katrina alagou 2.400 quilômetros e desalojou 400 mil pessoas, já as chuvas no Rio Grande do Sul já alagaram um espaço de 3.800 quilômetros e desalojaram mais de meio milhão de gaúchos.
No âmbito de debates do G20, o tema vem permeando debates de diversos grupos de trabalho, com solidariedade de países-membros, países e entidades convidados. Na Trilha de Sherpas, o Grupo de Trabalho de Redução de Risco de Desastres aborda especificamente questões críticas relacionadas à gestão de crises e catástrofes em escala global.