Kids 20 vai à ONU apresentar suas ideias ao Pacto do Futuro
Os repórteres Vitória e Pedro, que integram o projeto Imprensa Jovem em São Paulo, foram convidados à Cúpula do Futuro da Organização das Nações Unidas (ONU) para uma missão de 13 dias. Além da realização de uma cobertura, ao modelo das realizadas nas reuniões do G20 no Brasil, os jovens também participaram de encontros de alto nível nos quais compartilharam suas ideias e propostas.

Não há fronteiras para a juventude do Imprensa Jovem. Eles, que em julho já tinham ido à China, à convite do próprio governo chinês, agora estiveram nos Estados Unidos da América, a fim de participar da Cúpula do Futuro da Organização das Nações Unidas (ONU). Os jovens repórteres Vitória Calado e Pedro Murilo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Duarte, de São Paulo, foram convidados a participar dos eventos do Action Days na sede da ONU, na cidade de Nova York, para discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que balizam diversas iniciativas dentro do G20.
“Precisamos de coragem e vontade política para mudar, criando hoje o amanhã que queremos”, colocou o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da Cúpula do Futuro. Lula é também o presidente pro tempore do G20, e salientou a importância da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza na ocasião.
Pensando exatamente na criação deste amanhã, é que os jovens que integram o Kids 20 estiveram na cidade para 13 dias de missão, participando de encontros de alto nível nos quais compartilharam suas ideias e propostas para o Pacto do Futuro. Além de atuarem como palestrantes, eles realizaram uma cobertura educomunicativa, bem como as realizadas durante eventos do G20 no Brasil, dos diversos eventos do Action Days, entrevistando representantes de organismos internacionais e destacando o papel das novas gerações na construção de soluções globais.
A trajetória de Vitória e Pedro começou quando, após contribuírem com uma matéria na Revista Imprensa Jovem, foram convidados pela consultora da ONU, Renata Juliotti, para participar do Foro de Niñas, Niños, Adolescentes y Juventudes de América Latina y el Caribe, que fez parte do Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Organização, que aconteceu no Chile, em abril. Desta vez, com apoio da Núcleo de Educomunicação da Coordenadoria do CEUs e Educação Integral, Vitória e Pedro, delegados jovens da “Coalizão ONU que Precisamos”, viajaram com suas professoras Regina Nara e Kelly Ventura, e com os coordenadores Carlos Lima e Aparecido Sutero.

Em uma de suas entrevistas mais marcantes, foram recebidos pela ministra Viviane Rios Balbino, Chefe da Divisão de Nações Unidas de Paz e Segurança Internacional, que abordou os desafios do Brasil no diálogo bilateral. A experiência dos jovens foi amplamente compartilhada em um podcast com a participação de 10 escolas, no qual Vitória e Pedro responderam a perguntas de estudantes e evidenciaram a potência de vozes jovens na formulação de políticas
A comitiva brasileira, possivelmente a mais jovem a participar do Action Days, mostrou ao mundo a importância de incluir adolescentes nas discussões globais. Para Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação, "o Imprensa Jovem dá um passo significativo ao mostrar a outros países o potencial do programa na interação com a Cúpula do Futuro. Os estudantes não apenas têm voz, mas devem se apropriar das propostas que defendem”, declarou ele.
Como desdobramento dessa participação, o Programa Imprensa Jovem, parceiro do G20 Brasil, oferecerá um curso para 200 escolas, focado no papel dos estudantes como mediadores dos ODS, com atividades centradas no ODS 13 – Mudanças Climáticas, e projetos de conclusão nos moldes das apresentações realizadas pelos Youth Delegates.
Confira o epísódio do PodConversar sobre a agenda:
Por Franciéli Barcellos