Área de Delegados
G20 SOCIAL

Localizada na Amazônia brasileira, Belém recebe, a partir de hoje (16), encontros internacionais do G20 Social

A capital do estado do Pará, na região Norte do Brasil, recebe simultaneamente, entre os dias 16 e 19 de junho, os encontros de dois grupos de engajamento (GE) do G20 Social. Os grupos representam, respectivamente, as instituições superiores de controles (SAI20) e as juventudes (Y20).

16/06/2024 07:00 - Modificado há 10 meses
Belém do Pará também recebe, simultaneamente, reuniões dos grupos de engajamento das instituições superiores de controles (SAI20) e das juventudes (Y20). Foto: Divulgação/Getty Images

Com a sustentabilidade e valorização das regionalidades brasileiras na pauta do G20 este ano, é que os grupos do G20 Social escolheram a cidade para as reuniões, que receberá delegados de diversos países. 

Enquanto o Superior Audit Institution 20, entre os dias 16 e 18 de junho, realiza sua 3ª Cúpula desde a estreia do GE, o Youth 20, de 17 a 19 do mesmo mês, tem sua Pré-Cúpula, antecedendo o evento final do GE, em agosto, no Rio de Janeiro. Ambos os encontros têm presença confirmada do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

Belém, que no próximo ano sediará a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), tornou-se uma cidade emblemática aos debates internacionais nos últimos anos, por ser considerada a porta de entrada para a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica. Mais da metade do território paraense é de área protegida e no último ano recebeu a Cúpula da Amazônia, reunindo os chefes de Estado dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) - Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. 

Cúpula do Superior Audit Institution 20

A terceira edição da Cúpula do SAI20 tem como principal objetivo adotar o Communiqué sobre questões-chave relacionadas ao Financiamento Climático, Transições Energéticas e a Luta contra a Fome e a Pobreza. Este documento representa a posição e as recomendações das instituições superiores de controle das maiores economias do mundo a serem levadas aos chefes de Estado e Governo na Cúpula Geral, em novembro, no Rio de Janeiro.

“Os temas discutidos estão em conformidade com as pautas que permeiam ações urgentes não só no Brasil, mas em todo o mundo. As instituições superiores de controle são um ponto importante na ampliação do diálogo entre governos e outras entidades, e na proposição, divulgação e transparência de ações práticas”, pontuou o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, que estará presente aos três dias de evento.

O evento de organização do TCU, que coordena o GE na presidência brasileira, tem por perspectiva receber mais de cem representações internacionais, além de autoridades nacionais, as quais participarão de diversos painéis com especialistas convidados de todo o mundo. Ademais da conclusão Communiqué, estará em debate a colaboração entre o SAI20 e a Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI). 

Pré-cúpula do Youth 20

O encontro que antecipa a Cúpula das Juventudes, a ocorrer dos dias 12 a 17 de agosto no Rio de Janeiro, reunirá em Belém delegações internacionais de países e uniões membros do G20 e de países da OTCA, bem como representantes de todos os estados do Brasil, entre autoridades nacionais, ativistas ambientais e  lideranças de juventude. Além do ministro das Cidades, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, também compõe a lista de confirmados nos debates.

A abertura será no simbólico Theatro da Paz, seguida de atividades no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e na Usina da Paz - Cabanagem. Para o segundo dia de evento, está programada uma plenária para até 450 pessoas, que precede seis mesas simultâneas, cinco delas para debates em eixos pelos jovens delegados e a última dedicada à negociação internacional do Y20. Para mais, os três dias do encontro contarão intervenções culturais de caráter regional.

"A Pré-cúpula reforça o protagonismo e o compromisso do Brasil com a agenda internacional e com a participação social, possibilitando uma conexão profunda entre o G20, enquanto principal mecanismo intergovernamental formado visando ao diálogo, ao estabelecimento de acordos e de políticas em comum, especialmente na área econômica, com a COP30, como principal mecanismo de diálogo e negociação sobre a mudança climática", colocou Ronald Sorriso, secretário Nacional da Juventude.

Veja também

Carregando