No Rio, Civil 20 tem Midterm com vistas a reunião de Sherpas
Grupo de engajamento da sociedade civil do G20 Social se reúne na capital fluminense para consolidar recomendações aos líderes do G20 sobre temas como combate à fome, transição energética justa, igualdade de gênero, economias inclusivas e iniciativas antirracistas. O evento contará com diversas representações internacionais e de ministérios do governo brasileiro.

Com presença confirmada de representantes dos ministérios da Fazenda, da Cultura, de Mulheres e da Secretaria Geral da Presidência da República, o grupo de engajamento da sociedade civil do G20 Social, o Civil 20 (C20), reúne nos dias 1º e 2 de julho, no Rio de Janeiro, capital.
A Casa Firjan, em Botafogo, será palco da segunda reunião de caráter global do C20 Brasil, com a presença de organizações da sociedade civil, autoridades e especialistas de todo o mundo. O grupo de engajamento é formado este ano por mais de 2 mil organizações de mais de 90 países. Na ocasião, serão apresentadas e debatidas uma série de recomendações de políticas elaboradas pelo C20 para diminuir as desigualdades nas nações que compõem o fórum das maiores economias do mundo.
O C20 fará recomendações ao G20 sobre temas como combate à fome, transição energética justa, igualdade de gênero, economias inclusivas e iniciativas antirracistas, com o objetivo de responder às crises econômicas, sociais e climáticas, visando a promoção do desenvolvimento sustentável e a garantia dos direitos humanos. Em resumo, o grupo de engajamento busca garantir que as vozes da sociedade civil sejam ouvidas pelos/as chefes de Estado.
O Midterm, como é chamado o evento, terá o primeiro dia aberto à população, com debates destinados às questões políticas, com presença das representações ministeriais brasileiras. Já o segundo dia será dedicado a trabalhos internos, destacando-se a reunião com os articuladores políticos (sherpas) de países representantes do G20.A programação pode ser acessada pelo website do Civil 20 Brasil.
Nesta edição, o Civil 20 é presidido por Henrique Frota, representante da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e tem como Sherpa Alessandra Nilo, cofundadora da ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero.
A primeira reunião global do C20 Brasil aconteceu em Recife, Pernambuco, em março deste ano, reunindo ao menos 60 países e 2.100 entidades, com debates que giraram em torno de temas como a integração entre questões internacionais e realidades locais, a importância da participação da sociedade civil na tomada de decisões e a necessidade de propor soluções concretas para múltiplos e complexos desafios globais.
Além do C20, também com vistas a reunião de Sherpas, que ocorre no Rio de Janeiro, capital, dos dias 03 a 05 de julho, e o espaço inédito a intervenção da sociedade civil, diversos outros grupos de engajamento (GE) se reúnem de 01 a 05 de julho. Ocean 20, Parliament 20, Science 20, Startup 20 e Think Tanks 20 terão reuniões entre esses dias.