Oceans 20: Segunda conferência de engajamento Global rumo à sustentabilidade Oceânica
Inscrições abertas para o evento online em 1º de julho, que discutirá propostas sobre o oceano para os líderes do G20. O encontro é aberto a especialistas e sociedade civil.

A Midterm Meeting do Oceans 20, grupo de engajamento do G20 Social dedicado ao oceano, terá sua segunda conferência em 1º de julho, das 9 às 12 horas. A reunião que será online é uma oportunidade importante para especialistas e cidadãos debaterem soluções para a preservação oceânica. Este evento é o segundo de uma série de três encontros oficiais destinados a apresentar, selecionar e consolidar propostas da sociedade civil para o tema.
Especialistas vão analisar os progressos recentes, propor soluções e explorar novos caminhos de colaboração que antecedem a Cúpula do O20, em setembro, e a Cúpula do G20, em novembro, ambas no Rio de Janeiro. Na conferência, também serão apresentadas as recomendações essenciais do O20, resultado de debates entre instituições globais que atuam na agenda oceânica, além das principais abordagens dos Oceans Dialogues, eventos de iniciativa cidadã.
As discussões do Oceans 20 tiveram início em 2022, na Indonésia, culminando na institucionalização do grupo de engajamento no exercício de 2024, sob a presidência do Brasil no G20. Para a doutora Simone Pennafirme, bióloga marinha, membro da Cátedra Unesco e organizadora do grupo de engajamento, “o Oceans20 é uma iniciativa inovadora, sem precedentes no âmbito do G20, que une nações membros, corporações globais e representantes da sociedade civil em esforços colaborativos, com o objetivo de harmonizar interesses econômicos com a preservação oceânica”.

O doutor Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e coordenador da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, destaca a importância da agenda oceânica na sustentabilidade global. “O oceano nos conecta. Ele proporciona transporte para 90% do comércio global, é a espinha dorsal da internet (por onde passam os cabos submarinos) e gera empregos para mais de 3 bilhões de pessoas. Se o oceano fosse um país, seria a 7ª economia do mundo. Assim, toda tomada de decisão pelos membros do G20 terá um grande impacto, e contamos com a comunidade clima-oceano nessa construção coletiva rumo ao oceano que desejamos, considerando a atual emergência climática”.
O Oceans20 é coordenado pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano em colaboração com o Pacto Global da ONU, Fórum Econômico Mundial, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), Instituto Nacional para Pesquisas Oceânicas (INPO) e Woods Hole Oceanographic Institution, com diversos outros parceiros nacionais e internacionais.
SERVIÇO: Midterm Meeting Oceans20
Evento Online
Data: 1o de julho
Horário: das 9 às 12 horas
Inscrições: www.oceans20brasil.org/midterm-meeting
A participação requer inscrição prévia