Área de Delegados
DESENVOLVIMENTO

Presidência do G20 reflete a diversidade do Brasil, diz sherpa do País

Em entrevista exclusiva para o site G20 Brasil, direto de Salvador, capital da Bahia, onde acontece a reunião do GT de Desenvolvimento do G20, o sherpa brasileiro, embaixador Mauricio Lyrio, destaca a importância de realizar reuniões em diversas cidades brasileiras, valorizando a diversidade histórica, cultural, econômica e ambiental do país. Lyrio enfatiza a prioridade no combate às desigualdades e a cooperação trilateral para o desenvolvimento sustentável.

28/05/2024 07:00 - Modificado há 10 meses
Sherpa brasileiro Mauricio Lyrio em Salvador, durante as atividades da terceira reunião do GT de Desenvolvimento do G20, nesta segunda-feira, 27/5. | Foto: Fernando Vivas/Governo da Bahia

“É muito importante que a presidência brasileira do G20 seja um reflexo do Brasil por inteiro”, defendeu o embaixador Mauricio Lyrio sobre a escolha de realizar reuniões em diversas cidades pelo país. Em entrevista exclusiva, Lyrio destacou que esta é a oportunidade de mostrar ao mundo e valorizar a  diversidade histórica, cultural, econômica e ambiental brasileiras. “Realizar reuniões na Bahia, em particular, é absolutamente fundamental, porque é um dos centros fundamentais, eu diria, de formação do próprio Brasil”, pontuou. 

O sherpa participou da abertura da terceira reunião do grupo de trabalho de Desenvolvimento do fórum, realizada nesta semana em Salvador, capital do estado da Bahia, e destacou o engajamento dos países-membros na prioridade orientadora de combate às desigualdades “como elemento orientador para o desenvolvimento sustentável”. 

“O presidente Lula, desde o início, estabeleceu como um elemento absolutamente central justamente a promoção do desenvolvimento é como reduzir as desigualdades. Esse grupo de trabalho está dedicado a tratar do tema nas suas mais diversas formas: desigualdade social, desigualdade racial, desigualdade de gênero. Eu diria que é uma prioridade altíssima desse grupo”, explicou Lyrio. 

Cooperação para o desenvolvimento 

Lyrio destacou que o tema da cooperação trilateral também tem se destacado nos debates do GT, por tornar possível unir as experiências bem sucedidas em políticas públicas de países em desenvolvimento e a capacidade financeira das economias desenvolvidas e em para prestar cooperação a uma terceira nação. 

“O presidente Lula, desde o início, estabeleceu como um elemento absolutamente central justamente a promoção do desenvolvimento é como reduzir as desigualdades. Esse grupo de trabalho está dedicado a tratar do tema nas suas mais diversas formas: desigualdade social, desigualdade racial, desigualdade de gênero. Eu diria que é uma prioridade altíssima desse grupo.”

“Sabemos que no Sul Global nós desenvolvemos uma série de políticas muito, eu diria, eficazes para combate à pobreza, à fome e assim por diante, como o programa Bolsa Família no Brasil. Então, essa cooperação trilateral permite que países ricos apoiem a implementação dessas políticas bem sucedidas em terceiros países”, descreveu. 

G20 em momentos de crise

O embaixador resgatou que a mudança do clima foi gerada, em grande medida, pela emissão de carbono dos países ricos, que se industrializaram mais cedo. “Agora, países em desenvolvimento precisam também se desenvolver, mas tem que ser de uma forma sustentável. Para isso, nós precisamos da mobilização de recursos internacionais para que essa transição seja bem sucedida e sustentável de fato”, assegurou.  

Sobre os debates do G20 frente ao acirramento da crise climática, Lyrio destacou que o mundo está num momento de emergência para enfrentar um problema do cotidiano e não mais do futuro. “Nós testemunhamos o que aconteceu agora no Rio Grande do Sul, tristemente. Todos os países sofrem com elementos relacionados à mudança do clima. Geralmente, os mais pobres sofrem mais. Essa é mais uma razão para uma grande mobilização, que exige esforço político, capitais consideráveis e atenção e prioridade na agenda internacional para que a gente possa avançar ", pontuou Mauricio Lyrio.

Veja também

Carregando