Área de Delegados
G20 SOCIAL

Reuniões do Fórum Inter-religioso do G20 (IF20) debatem caminhos para vivência coletiva com foco na agenda ambiental

Lideranças de instituições governamentais, religiosas e inter-religiosas, indígenas e de comunidades tradicionais, acadêmicas e da sociedade civil dedicaram-se ao diálogo sobre diferentes temas. Desenvolvimento sustentável e justiça climática estiveram entre as prioridades do encontro.

12/07/2024 07:00 - Modificado há 9 meses
As reuniões do Fórum Inter-religioso do G20 (IF20) em 2024 se concentram nas dimensões religiosas dos debates globais e na agenda do G20, especialmente conforme proposto pelo governo brasileiro. Foto: Divulgação IF20.
As reuniões do Fórum Inter-religioso do G20 (IF20) em 2024 se concentram nas dimensões religiosas dos debates globais e na agenda do G20, especialmente conforme proposto pelo governo brasileiro. Foto: Divulgação IF20.

Durante as reuniões do Fórum Inter-religioso do G20 (IF20) em Manaus, no estado brasileiro do Amazonas, entre os dias 17 e 21 de junho, lideranças e representantes de instituições governamentais, religiosas e inter-religiosas, indígenas e de comunidades tradicionais, acadêmicas, da sociedade civil e de outros setores foram convidadas a buscar caminhos para uma vivência coletiva em um ambiente limpo e saudável, com especial foco na agenda ambiental do G20.

As atividades do IF20 em Manaus dedicaram-se ao diálogo sobre diferentes temas, incluindo:

Meio ambiente urbano, desenvolvimento sustentável e religião
Criando valor e prosperidade e regenerando a natureza: dinâmicas religiosas e fatores sociais, biológicos e econômicos
Caminhos para a prosperidade com segurança alimentar, justiça climática e floresta viva
Impulsionando forças religiosas para regenerar a natureza e criar valor
A relevância do conhecimento indígena e dos direitos da natureza para responder às mudanças climáticas
Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e engajamento religioso
Meio ambiente e mudanças climáticas - contribuições das tradições religiosas
Amazônia, futuras gerações e o papel das religiões
Desafios amazônicos: como desenvolver a região com sustentabilidade social, cultural, econômica e ambiental
Religiões, corpos e natureza

“No momento em que o mundo enfrenta uma grave crise climática, de perda da biodiversidade, de poluição e resíduos, a discussão sobre ações e mecanismos para a promoção e acesso a um meio ambiente seguro, saudável e sustentável é urgente, e deve envolver as perspectivas e a participação do campo religioso”, destacou o coordenador Nacional do Fórum Inter-religioso do G20 no Brasil e líder do Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião da Universidade Federal de Uberlândia, Rodrigo Vitorino.

As reuniões do IF20 contam com apoio de diferentes instituições e são organizadas em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião da Universidade Federal de Uberlândia. A cúpula do IF20 ocorrerá em Brasília – DF, de 19 a 22 de agosto, com ênfase nas prioridades da presidência brasileira do G20 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Também contribuíram para as discussões do Fórum em Manaus Vanda Witoto (liderança indígena Witoto), Adalberto Felicio Maluf Filho (secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), Tacius Fernandes da Silva (chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), Carlos Vicente (Iniciativa Inter-religiosa das Florestas Tropicais), Salette Aquino e Elianildo Nascimento (URI – Iniciativa das Religiões Unidas), Iuri Lima (Igreja Episcopal e Rede Amazonizar); Duhigó Clarice Gama (Povo Tukano), Ialaorixá Graça de Xango, Welinton Pereira (Pastor Metodista e Diretor de Relações Institucionais da Visão Mundial), Dom Joaquim Hudson (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus), Luiz Fernando (Sacerdote Hunjaí), Ivo Pereira da Silva (Universidade Federal do Pará), Mãe Ana d’Oya, entre variadas outras lideranças regionais e nacionais. 

Sobre o Fórum Inter-religioso do G20 (IF20)

O Fórum Inter-religioso do G20 (IF20) tem reunido diversos atores inspirados pelas agendas do G20 desde 2014. Por meio da organização de reuniões em diferentes regiões do mundo, do diálogo e de estudos e análises, o Fórum busca contribuir para o processo do G20, trazendo a sabedoria, a experiência e a voz de diversas comunidades religiosas ao lado de outros grupos com presença global.

O foco central do IF20, especialmente durante a presidência do Brasil no G20, é o apelo urgente à ação para socorrer as comunidades mais vulneráveis do mundo, que enfrentam desafios como pobreza, desigualdade, discriminação, conflitos armados, migração e deslocamento forçados, os efeitos duradouros das emergências globais de Covid-19 e os problemas ligados à mudança climática. O objetivo é promover caminhos de ação efetiva rumo à esperança e à prática justas e realistas para um futuro melhor, buscando enfrentar desafios urgentes dos tempos atuais.

As reuniões do Fórum Inter-religioso do G20 (IF20) em 2024 reúnem líderes engajados e se concentram nas dimensões religiosas dos debates globais e na agenda do G20, especialmente conforme proposto pelo governo brasileiro. As reuniões abordarão questões abrangentes, desde as atuais crises socioeconômicas até os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacando possíveis ações colaborativas no contexto do G20.

Para mais informações, visite www.g20interfaith.org.

Veja também

Carregando