Área de Delegados
NOTÍCIAS

Boletim G20 Ed. 279 - Os ensinamentos do Kids20: como estudantes brasileiros aproximaram o G20 das pessoas

O Kids 20 foi uma iniciativa pioneira da comunicação do G20 Brasil. Centenas de estudantes brasileiros viveram a rotina da imprensa internacional, participando de coberturas no Brasil, China e Estados Unidos. Entre os entrevistados pelos jovens repórteres, uma ganhadora do Nobel da Paz, o ministro das Finanças da Rússia, o presidente do Supremo Tribunal Federal e diversas autoridades do Executivo federal. Ouça a reportagem e saiba mais.

30/11/2024 15:21
Reportagem: Franciéli Barcellos

Repórter: Ao fim de janeiro deste ano, 2024, começaram, na prática, os trabalhos do Kids 20, mais uma iniciativa inédita e ambiciosa da presidência brasileira do G20 na área de comunicação. Já em grande estilo, as pequenas e os pequenos iniciaram com uma entrevista exclusiva com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. 

Após esta entrevista, em evento do Business 20, grupo de engajamento empresarial do G20 Social, foram outras dezenas de coberturas elogiadas por pais, professores, jornalistas que dividiam a sala de imprensa, pelos entrevistados e representantes internacionais. Estudantes do ensino público das regiões centro-oeste, nordeste e sudeste atuaram em reuniões técnicas, ministeriais, eventos paralelos e encontros de grupos de engajamento, estudando as mais diversas pautas.

Eles falaram com nomes como o da ganhadora do Nobel da Paz de 2021, o ministro das Finanças da Rússia, o presidente do Supremo Tribunal Federal e diversos ministros brasileiros. Para Carlos Alberto Jr., coordenador de comunicação do G20 Brasil, a participação dos alunos e alunas contribuiu em conectar os temas do grupo à vida das pessoas. 

Carlos Alberto Jr: Quando a gente coloca os estudantes no G20 a gente leva o G20 para dentro da casa das pessoas e, com isso, a gente alcança o nosso objetivo de difundir os temas. Quando eles vão para as coberturas dos eventos e produzem os conteúdos eles conseguem exatamente traduzir temas complexos para as questões do dia a dia deles

Repórter: Se você não lembra bem qual era sua rotina durante a fase escolar ou as principais atividades extraclasse que desenvolvia, para as crianças e adolescentes que cobriram o G20 essas memórias estão frescas e perdurarão por anos. Pedro Murilo Borges e Vitória Calado, do projeto Imprensa Jovem, definem a participação nestes espaços como um ocupar necessário, cientes que os jovens merecem mais credibilidade nas discussões sobre o futuro. 

Pedro Murilo Borges: Eu acho que isso foi uma ocupação, nós estávamos lá para deixar bem claro que mesmo sendo jovens entendemos bem do assunto, porque nós estamos no meio onde os assuntos têm que ser debatidos

Vitória Calado: Sinto que isso funcionou para que a gente também com o objetivo de futuramente fazer pontes para que outras pessoas também possam ocupar esses espaços, que é delas por direito, mas que não conseguem ter essa esperança.

Repórter:  A expectativa é que, como o G20 Social, o Kids 20 também continue em execução na próxima presidência do fórum. A África do Sul assume o G20 em 1º de dezembro de 2024.

Outras notícias

KIDS 20

“Olhar o mundo com os olhos de criança”: o que a experiência do Kids 20 ensina sobre comunicação e participação social

30 de novembro de 2024
O Kids 20 foi uma iniciativa pioneira da comunicação do G20 Brasil. Por meio de parceria com escolas públicas das regiões centro-oeste, nordeste e sudeste do país, centenas de estudantes experienciaram a rotina de imprensa internacional, participando de coberturas no Brasil, China e Estados Unidos. Entre os entrevistados, uma ganhadora do Nobel da Paz, o ministro das Finanças da Rússia, o presidente do Supremo Tribunal Federal e diversas autoridades do executivo federal.
Leia maissobre“Olhar o mundo com os olhos de criança”: o que a experiência do Kids 20 ensina sobre comunicação e participação social