Boletim G20 Ed.149 - Debates do G20 em São Luís e Fortaleza tratam de conectividade e reforma financeira global
Na reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 em São Luís, destacaram-se debates sobre conectividade universal, com apresentação da iniciativa de investimento em infraestruturas digitais. Em Fortaleza, o eixo foi o financiamento do desenvolvimento, com ênfase na reforma da arquitetura financeira internacional. Ouça a reportagem e saiba mais.
Repórter: No primeiro dia da Reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, em São Luís do Maranhão, o foco dos debates foi sobre conectividade. Esse é um dos eixos prioritários do Grupo de Trabalho sob a presidência brasileira. Durante a abertura, com a participação de delegações de mais de 20 países, além de organizações internacionais, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou os avanços já obtidos nos debates com os países do G20 em questões digitais.
Juscelino Filho: O Brasil é um dos países mais digitalizados do mundo, a gente ainda tem muitos vazios a serem superados, principalmente na região nordeste e norte do Brasil. Trazer esse acesso a esse mundo digital que o presidente Lula desde o início do seu governo deu atenção e destaque a essa área. Ele incluiu no novo PAC o eixo estratégico que não existia nos PACs nas duas edições anteriores que foi o eixo inclusão digital e conectividade, que têm investimentos previstos de R$ 28,5 bilhões até 2026 que estão diretamente ligados às ações e programas de governo que vão na linha de superar esses vazios.
Repórter: Atualmente, cerca de 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso à internet no mundo. A respeito desse tema, foi apresentada a Iniciativa de Investimento em Infraestruturas Digitais, unindo governos, setor privado e instituições financeiras para financiar a conectividade até 2030. Ainda sobre conectividade, a secretária de Estratégia e Redes do Governo Federal, Brunna Rosa, destaca a relevância da infraestrutura para conectar o mundo com internet de qualidade, e explica o que o tema conectividade no mundo tem a ver conosco.
Brunna Rosa: Tem a ver que acesso a internet não é magia é tecnologia, no mundo inteiro diferentes países precisam lidar com a mesma problemática que é uma infraestrutura capaz de levar internet, levar a conectividade para todo o território de uma forma acessível para todas as pessoas. É muito importante que o G20 discuta uma conectividade democrática e que garanta infraestrutura para todos os países, promovendo assim acesso a uma internet de qualidade para todas e para todos. O desafio é conectar todo mundo, sem deixar ninguém para trás, transformando a vida das pessoas, seja na educação, seja na saúde ou no trabalho.
Repórter: Em Fortaleza, a trilha de finanças do G20 organizou um debate liderado pela África sobre dívida e financiamento do desenvolvimento sobre as dívidas soberanas. O encontro foi conduzido por representantes de países africanos com a participação de especialistas e acadêmicos do continente. O evento paralelo fez parte da terceira reunião do Grupo de Trabalho de Arquitetura Financeira Internacional e representa uma das diretrizes da presidência brasileira do G20 sobre a necessidade de renegociação de dívidas de países em desenvolvimento.
Olivi Erponho é presidente da organização que apoia o fortalecimento das capacidades dos países africanos para lidar com a dívida externa. O advogado beninense destaca a necessidade de uma reforma na arquitetura financeira global.
Olivier Pogmon: Discutimos África hoje, mas existe uma crise global da arquitetura financeira internacional, em termos de receita, questões fiscais e orçamentárias em todo o planeta. Nós temos que rever a arquitetura internacional de financiamento para que nós possamos enviar mais empréstimos concessionais para questões de adaptação às mudanças climáticas, que ainda não recebem a atenção necessária. É preciso ter justiça social no sistema financeiro internacional.
Repórter: A reunião da Trilha de Finanças em Fortaleza vai até esta quarta-feira. Já a reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital, na capital maranhense, vai até quinta, dia 13.