Área de Delegados
G20 SOCIAL

Com olhar para o futuro, Startup20 encerra segundo encontro oficial

Com mais de 400 participantes credenciados e representações internacionais, o grupo de engajamento teve sua segunda reunião durante o Web Summit Rio, um dos principais eventos de negócios e inovação do mundo. Na oportunidade, foram debatidos temas como políticas públicas e inovação, regulamentação financeira e fintechs, impactos da inteligência artificial e financiamento de startups.

20/04/2024 07:00 - Modificado há um ano
Inovação, financiamento e regulamentação foram alguns dos temas discutidos em encontro do StartUp20, realizado no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/Abstartups

O Startup20, depois de estrear com uma reunião realizada em Macapá, estado do Amapá, na Amazônia brasileira, teve seu segundo encontro na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 15 e 18 de abril. O grupo de engajamento se reuniu durante o Web Summit Rio, um dos principais eventos de negócios e inovação do mundo. O objetivo do Startup20 é atuar como um fórum de diálogo global com partes interessadas no ecossistema de startups e tecnologia, sob coordenação da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Com mais de 400 participantes credenciados, o encontro debateu temas como  políticas públicas e inovação, regulamentação financeira e fintechs, impactos da inteligência artificial, financiamento de startups, digitalização das cidades e práticas de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança). 

“Este encontro foi mais uma chance de promover parcerias estratégicas internacionais para alavancar nossas empresas e também buscar formas de aumentar o fluxo financeiro e troca intelectual entre os países do G20. Os encontros do Startup20 também deixam uma mensagem importante de que o Brasil tem tudo para ser o novo centro da inovação mundial”, colocou Ingrid.

Dentre os presentes durante os quatro dias de debates, esteve o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMPE), Márcio França, que apresentou aos convidados algumas das iniciativas que estão no radar do ministério com foco em alavancar PMEs e startups no Brasil. Entre elas está a criação de um Laboratório de Inovação Digital Pública; o maior programa de Crédito para o Empreendedor: o Acredita; a abertura de capital para MPEs; o Cartão MEI; o Prêmio Empreende Brasil; um canal digital para diálogo com os MEIs; e também a criação de parcerias com canais digitais para estimular as vendas do mercado interno e externo.

Ingrid Barth presidente da Abstartups e do StartUp20 fala durante o encontro que reuniu representantes de 25 países. Foto: Divulgação/Abstartups
Ingrid Barth presidente da Abstartups e do StartUp20 fala durante o encontro que reuniu representantes de 25 países. Foto: Divulgação/Abstartups

Em consonância com o caráter global do G20 e da crescente dos debates internacionais no âmbito de startups, vieram ao encontro delegações de diversos países. Representações de Angola, Argentina, Bangladesh, Brasil, China, União Europeia, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Noruega, Omã, Portugal, Rússia, Arábia Saudita, Espanha, Suíça, Turquia, Estados Unidos, Reino Unido e Uruguai compareceram no evento.

Para a presidente da Abstartups e do StartUp20, Ingrid Barth, o Web Summit Rio foi uma oportunidade ideal para mostrar a evolução do ecossistema empreendedor brasileiro, com temáticas diferentes da Amazônia, com a inovação sendo aplicada em outras indústrias. “Este encontro foi mais uma chance de promover parcerias estratégicas internacionais para alavancar nossas empresas e também buscar formas de aumentar o fluxo financeiro e troca intelectual entre os países do G20. Os encontros do Startup20 também deixam uma mensagem importante de que o Brasil tem tudo para ser o novo centro da inovação mundial”, colocou Ingrid.

Anúncio

Durante o evento, foi anunciada a criação do “APEXE Nations Report” (Relatório das Nações APEXE) em conjunto com o Startup Genome. Este é um relatório inédito que será lançado no segundo semestre do ano, com um ranking de ecossistemas dos países baseado em fatores como a promoção de talentos, acesso à capital financeiro e infraestrutura de apoio.

O próximo encontro do grupo de engajamento será em São Paulo, entre 9 e 12 de setembro. O encontro encerra o ciclo de reuniões do Startup20 antes da Cúpula geral do G20 Social, que ocorrerá em novembro, no Rio de Janeiro.

Veja também

Carregando