Reunião do GT de Turismo destaca importância de parcerias público-privadas para avanços no setor, responsável por 11% do PIB global
Realizado na cidade amazônica de Belém, sede da COP 30, encontro volta seu foco para mudanças climáticas e para como o turismo sustentável pode ter um papel importante na manutenção das reservas naturais, das florestas, dos rios e dos povos tradicionais.

Reunindo líderes mundiais que atuam no setor, a reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo do G20, segue nesta sexta-feira (20) na região amazônica, na cidade de Belém no estado do Pará, com uma forte ênfase no fomento às parcerias público-privadas como motor para o desenvolvimento socioeconômico do setor, responsável por 11% do PIB global.
A escolha da capital paraense, porta de entrada da Amazônia, reforçou a importância da sustentabilidade no turismo, destacando a inclusão social e a preservação ambiental. O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, sublinhou o papel do setor para enfrentar os desafios climáticos e promover o desenvolvimento sustentável: “Não existe um modo melhor de gerar oportunidades que não seja pelo turismo sustentável, que preza pela manutenção das reservas naturais, das florestas, dos rios e dos povos. Temos aqui o compromisso de resgatar o pacto global de preservação ambiental, e o turismo é o caminho acertado para isso”, afirmou.
No último encontro sob a presidência brasileira do G20, ministros do grupo estão focados em fechar propostas que posicionem o turismo como uma alavanca para o desenvolvimento. A presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Julia Simpson, reforçou o papel importante da colaboração entre governos e a iniciativa privada. "Essas parcerias definirão os rumos do turismo global. Com mais investimentos e oportunidades, o setor crescerá, assim como toda a cadeia produtiva associada", disse.
O presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Ahmed Al Khateeb, aproveitou a abertura para destacar a recente vinda do escritório regional da ONU Turismo para o Brasil. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a entidade vai proporcionar maior visibilidade mundial ao Brasil e aos demais países da América do Sul e do Caribe, favorecendo uma atuação mais próxima do principal braço da Organização das Nações Unidas para o turismo.
O secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, destacou que os ministros vão ratificar, neste sábado (21), o documento final do Grupo de Trabalho do G20. “A presidência brasileira do G20 está de parabéns, pois tenho certeza que vamos avançar nas propostas que vão levar o turismo mundial para um novo cenário, incluindo o maior compartilhamento das melhores práticas do setor no mundo”, afirmou.
Zurab elogiou a decisão do ministro Sabino de sediar o evento em Belém. “Você nos mostra que o mundo é totalmente diferente aqui, que Belém é um local único. E quando nós falamos em desenvolvimento, em COP, esse é o ponto onde o G20 tinha que estar. Muito obrigado por tomar essa decisão histórica que está acontecendo hoje. É a primeira vez que tantas delegações de ministros do Turismo estão visitando essa cidade que está no coração da Amazônia”, declarou.
Novo Escritório da ONU Turismo no Brasil
O presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Ahmed Al Khateeb, aproveitou a abertura para destacar a recente vinda do escritório regional da ONU Turismo para o Brasil. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a entidade vai proporcionar maior visibilidade mundial ao Brasil e aos demais países da América do Sul e do Caribe, favorecendo uma atuação mais próxima do principal braço da Organização das Nações Unidas para o turismo.
“O Brasil tem um potencial incrível para o turismo, e o trabalho da unidade no país envolverá o planejamento e a implementação de ações no sentido de aprimorar a qualificação profissional, a promoção internacional, a atração de investimentos e a realização de pesquisas e eventos na região, entre outras iniciativas”, apontou Al Khateeb. Atualmente, a ONU Turismo possui apenas dois escritórios no mundo todo: a sede, na cidade de Madri (Espanha), e um regional em Riad, na Arábia Saudita.
Programação e próximos passos
O G20 Turismo segue com paineis e discussões, com destaque para o Fórum de Sustentabilidade, que abordará políticas para impulsionar o turismo sustentável. No dia 21, acontece a reunião ministerial com participação de líderes de diversos países, além de encontros bilaterais para discutir parcerias estratégicas. O foco será o desenvolvimento de soluções inovadoras para um turismo responsável e sustentável, tanto na Amazônia quanto em todo o mundo.
Veja também





